TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
O Estado tem realizado esforços para o fortalecimento do setor de serviços de alta tecnologia com a finalidade de transformar a Bahia num centro de empreendedorismo tecnológico. Prova disso são os instrumentos de apoio a inovação que o Estado tem utilizado, como o Apoio a Criação de Cursos de Especialização em Inovação, por meio do Programa Empreende Bahia e como o Bahia Inovação PAPPE – Subvenção Econômica, o qual financia projetos de inovação tecnológica, de processos, produtos ou serviços oriundos de empresas.
Outro grande passo para o avanço tecnológico na Bahia é a criação do Parque Tecnológico em Salvador, capital do estado. O novo centro agrega os valores de desenvolvimento sustentável e da pesquisa científica. Ele possui três eixos: o da inovação (como instrumento de atração de empresas), o da tecnologia (esfera institucional de suporte à interação entre universidades e empresas) e o da ciência (estratégia de fortalecimento da produção científica). As áreas prioritárias serão Biotecnologia e Saúde, Energia e Ambiente, Tecnologia da Informação e da Comunicação, além de Cultura e Turismo.
O Parque tecnológico será um “laboratório vivo” para atrair e desenvolver ações inovadoras de classe mundial e alto retorno, oferecendo serviços e facilidades:
Sistema de Integração de Projetos e Idéias;
Plug and Play;
Incubadoras;
Projetos de Escritórios;
Inteligência de Marketing;
Capital de Investimento;
Capacitação de Empreendedorismo;
ReD Networks;
Vistuarium;
Mundo da Ciência (Science World);
Science and Technology School.
Além disso, a Bahia possui 51 cursos de graduação em áreas científicas e tecnológicas, fora os de pós-graduação. A FAPESB – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – fornece bolsas de forma consistente para formação continuada de pesquisadores e profissionais e é uma das poucas instituições de Amparo à Pesquisa do país que sempre recebeu o valor do repasse integral pelo governo estadual, o que demonstra o compromisso da esfera política com o desenvolvimento e a capacitação tecnológica do estado.
A Bahia conta ainda com o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI CIMATEC), que é o mais avançado Centro Tecnológico do SENAI do Brasil. O Centro complementa e amplia o elenco de atividades do SENAI/BA, desenvolvendo um programa avançado de suporte tecnológico e educação, em todos os níveis, apoiando o processo de desenvolvimento industrial e econômico do Estado da Bahia e, por extensão, da própria Região Nordeste do Brasil.