Secretaria de Comunicação Social - BAHIA

topo-area-1096.jpg

Por que a Bahia

A- A+

PORTOS

A Bahia conta com três portos - Salvador, Aratu e Ilhéus - oferecendo excelentes condições de acostagem e de operação do fluxo de mercadorias. Além disso, os governos estadual e federal, através de parcerias público-privadas (PPP), estão realizando o Projeto "Porto Sul", que vai construir o segundo maior porto do Nordeste, na cidade de Ilhéus, tornando-o o principal canal para o transporte de mercadorias de toda a região Centro-Oeste do país, escoando a produção de minério de ferro e de grãos.

Tendo em vista o aumento no fluxo de produção através dos portos, as instalações portuárias estão sendo modernizadas para oferecer melhores condições ao processo de carga e descarga. O Estado também promove a implantação de portos secos alfandegários em municípios como Barreiras, Juazeiro, Itabuna, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

 


Fonte: SICM

 

Porto de Salvador – Localizado na Baía de Todos os Santos, é utilizado para carga geral. Projeto de expansão prevê que ele tenha 602 metros lineares de cais com 15 m de profundidade.

Porto de Aratu – Situado na região nordeste da Baía de Todos os Santos, a 50 km de Salvador e a 27 km de um dos principais centros industriais do estado. 

Porto de Ilhéus  – Localizado na cidade de Ilhéus, no Litoral sul, o Porto tem um volume de movimentação de carga girando em torno de 250 mil toneladas/ano.

Porto Sul – No Sudeste da Bahia, em Ilhéus, representando investimentos de R$ 4 bilhões, o Porto Sul será um complexo portuário e logístico integrado à Ferrovia da Integração Oeste-Leste, ao novo Aeroporto Internacional de Ilhéus, a uma área industrial nas imediações da BR-101, a novos acessos rodoviários e ao Gasoduto Sudeste-Nordeste (GASENE).
   

Terminais privados:

Dow Química - No canal de Cotegipe, possui berço de atracação e opera exclusivamente no embarque de granéis líquidos.

Usiba/Gerdau - Berço dotado de descarregador de navios, opera exclusivamente na descarga de granéis líquidos.

Ford - Localizado no município de Candeias, próximo ao Porto de Aratu, é destinado à exportação, importação e cabotagem de veículos e componentes automotivos.

Moinho Dias Branco - Ocupa uma área total de cerca de 300 mil m ², com 52m m de cais para navios graneleiros de até 75.000 tpb e dois armazéns com capacidade para 60 mil t.

Caravelas - Transporta madeira à fábrica de celulose de Aracruz.

Belmonte - Transporta a celulose produzida pela Veracel.

 

Terminal público operado pela iniciativa privada:

Terminal da Ponta da Laje/Ford – Candeias

Saiba mais sobre o Porto Sul: http://www.portosul.ba.gov.br

SDE - Secretaria de Desenvolvimento Econômico
4ª Avenida, nº 415, CAB. - CEP 41.745-002 - Salvador - Bahia
Tel: (71)3115-7890 | (71)3115-7937
E-mail: ascom@sde.ba.gov.br
localização

Horário de funcionamento:
De segunda à sexta-feira das 08:30 às 12:00 e 13:30 às 18:00h.

Todo o conteúdo deste portal pode ser utilizado livremente,
desde que a fonte seja citada.

webmail Intranet