Secretaria de Comunicação Social - BAHIA

topo-area-1096.jpg

Por que a Bahia

A- A+

POLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI

O primeiro complexo petroquímico planejado do País e o maior complexo industrial do Hemisfério Sul. Fundado em 1978, o Polo Industrial de Camaçari supera as crises mercadológicas e apresenta características marcantes de expansão e diversificação industrial. Mais de 90 empresas, dos mais variados ramos fazem parte do complexo: automotivas, de celulose, metalurgia do cobre, têxtil, de bebidas, de serviços e 34 empresas químicas e petroquímicas.

O Polo investe na sua modernização com a introdução de novas tecnologias sem abrir mão dos profissionais locais. Desta forma, ele continua se posicionando como âncora do desenvolvimento da Bahia, sendo responsável por 30% do PIB estadual (podendo chegar a 50% se contada a Refinaria Landulpho Alves) e 35% das exportações baianas, com capacidade instalada acima de 11,5 milhões de toneladas/ano de produtos químicos e petroquímicos básicos, intermediários e finais e com faturamento anual em torno de US$ 15 bilhões. 

Alguns dos maiores empreendimentos implantados no estado, nos anos recentes, estão no localizados no Polo de Camaçari, sendo que, parte deles são líderes no segmento em que atuam: Braskem – maior empreendimento privado do Brasil; Ford – o maior investimento da montadora no mundo com produção de 250 mil veículos/ano; Dow Química - única produtora no país de TDI – diisocianato de tolueno; Continental – primeira unidade no Brasil e Bridgestone/Firestone que juntas produzem 9 milhões de pneus/ano; Caraíba – principal produtor de cobre eletrolítico do país; Bahia Pulp – única indústria que produz celulose solúvel com alto teor de pureza em toda a América Latina e Deten – única produtora no país de LAB, matéria prima básica para a produção de detergentes biodegradáveis.

Os recursos investidos desde 2007 no Polo de Camaçari vão somar US$ 12 bilhões até 2015, dentre eles, o Polo Acrílico em Camaçari, que irá operar a primeira fábrica de ácido acrílico e superabsorventes da América Latina. Com investimento superior a 500 milhões de euros, será o maior aporte da empresa ao longo de sua história de 100 anos na América do Sul.

A maioria das empresas do Polo está interligada por dutovias à unidade de insumos básicos da Braskem. Esta recebe derivados de petróleo da Petrobrás e os transforma em petroquímicos básicos que, juntamente com energia elétrica, vapor, água e ar, são fornecidos às unidades produtivas da Braskem e às indústrias vizinhas, de segunda geração que, por sua vez, produzem os petroquímicos intermediários e alguns produtos finais. Estruturado para funcionar assim, de forma integrada, o Polo conta com serviços especializados de uma empresa-líder em manutenção industrial, a ABB, e de uma empresa de proteção ambiental, a CETREL.

A localização estratégica permite fácil acesso às indústrias através das rodovias BA-093 e BA-535, ferrovias,

portos e aeroportos.

Para saber mais acesse www.coficpolo.com.br

SDE - Secretaria de Desenvolvimento Econômico
4ª Avenida, nº 415, CAB. - CEP 41.745-002 - Salvador - Bahia
Tel: (71)3115-7890 | (71)3115-7937
E-mail: ascom@sde.ba.gov.br
localização

Horário de funcionamento:
De segunda à sexta-feira das 08:30 às 12:00 e 13:30 às 18:00h.

Todo o conteúdo deste portal pode ser utilizado livremente,
desde que a fonte seja citada.

webmail Intranet