Vendas no varejo baiano têm taxa positiva de 7,9%, no acumulado de 2021
O comércio varejista baiano registrou taxas positivas de 7,9% de janeiro a agosto de 2021. O estado segue a mesma tendência nacional, que registrou taxa positiva de 5,1%. “Por quatro meses consecutivos tivemos resultados positivos. Apesar do recuo de 1,2% no mês de agosto, julho teve um crescimento de 6,6% em relação a igual mês do ano passado”, diz o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento. Os dados, analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento, foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Se Liga alagoinhas

Bomba Bomba

Acorda Cidade

Bahia Econômica

Bahia Sem Fronteiras

Rede GN

Camaçari Notícias

Gov Bahia

As 20 maiores empresas da Bahia
A Bahia tem 20 empresas entre as 1000 maiores do país, segundo a edição 2021 da publicação “Valor 1000”, que traz o ranking das maiores empresas brasileiras de acordo com os balanços divulgados em 2020. A Bahia é de longe o mais importante estado Nordeste, responsável por 47,1% da receita líquida das maiores empresas da região. Ou seja, as empresas baianas têm um faturamento maior do que as do Ceará, Maranhão e Pernambuco somados.

João Leão defende ampliação da arrecadação na Bahia e investimento interno
Representando o governador Rui Costa (PT) na 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea, no Grand Hotel Stella Maris, o vice-governador João Leão (PP) afirmou em seu discurso que o aumento da arrecadação de impostos na Bahia e o investimento interno devem ser “prioridade” no próximo ano.
O pepista reforçou que a Bahia precisa também fazer refletir este investimento na melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baiano.

Produção florestal tem alta histórica na Bahia e é aposta econômica no estado
Em 2020, puxado pela silvicultura, valor da produção florestal baiana voltou a crescer, após três anos de queda

Setor mineral dobra faturamento em oito meses e iguala resultado de 2020
Atividade ampliou saldo na balança comercial de 49% para 69%, aponta Ibram

TRIBUNA DA BAHIA
A promissora agroindústria baiana

LEÃO QUER AUMENTAR ARRECADAÇÃO DA BAHIA E INTERIORIZAR INVESTIMENTOS
O vice-governador da Bahia e secretário do Planejamento, João Leão, afirmou nesta quarta-feira (06) que aumentar a arrecadação da Bahia e interiorizar os investimentos são prioridades, durante a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea, no Grand Hotel Stella Maris.

SEFAZ IMPLANTA NOVO MODELO DE GESTÃO QUE PERMITE AUTORREGULARIZAÇÃO DE EMPRESAS
A prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria municipal da Fazenda (Sefaz), implantou um novo modelo de gestão para monitoramento, autorregularização e fiscalização das empresas optantes pelo Simples Nacional. O sistema Gestão do Simples Nacional (GSN) estabelece um novo patamar na relação entre o fisco e o contribuinte e vai permitir a autorregularização no caso de eventuais divergências referentes ao Imposto sobre Serviços (ISS) da pessoa optante pelo Regime do Simples Nacional, antes mesmo da abertura de ações fiscais que possam resultar em penalidades.

Transmissão limita geração renovável
Cortes temporários de produção das usinas eólicas e solares do Nordeste vêm aumentando durante a crise hídrica

Senado aprova projeto que prorroga incentivos fiscais vinculados ao ICMS por até 15 anos
Proposta, que segue para sanção presidencial, beneficia quatro setores principais: portuário, aeroportuário, comercial e produtos agropecuários