Saiu na Mídia

SDE
Governo realiza audiência pública virtual do Projeto de Concessão da CEASA
Na próxima quarta-feira (01/09), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE, realiza audiência pública, em formato exclusivamente virtual, para apresentação do Projeto de Concessão do Centro de Abastecimento de Salvador (CEASA). A transmissão ao vivo será disponibilizada a partir das 14h, no canal do YouTube da SDE (https://www.youtube.com/c/SDEBahia). O evento será realizado de forma virtual, obedecendo os protocolos de prevenção para minimizar os riscos de transmissão da Covid-19.
Links:
Bahia Econômica

Bomba Bomba

Portal RBN

Bahia Política

Noticias da Bahia

Jack Comunica

Caderno de Notícias

Notícias Bahia

Muita Informação

Boca de Forno

Bahia na Política

Acesse Política

De Olho no Rádio

Bahia Sem Fronteiras

Sociedade Online

Gov Bahia


Inauguração do Frigorífico da Chapada tem expectativa de gerar 3 mil postos de trabalho na região de Andaraí
A região de Andaraí, na Chapada Diamantina, já conta com um novo e moderno frigorífico, que está atendendo mais de 3,2 mil produtores, entre pequenos, médios e grandes. Somente na unidade, foram gerados 230 empregos diretos e aproximadamente 800 indiretos. A estrutura, idealizada pelo empresário e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, tem capacidade de abater até 400 animais por dia e para processar 168 tipos de produtos, de embutidos aos cortes mais sofisticados. A inauguração contou com a presença do governador Rui Costa, da primeira-dama Aline Peixoto e de outras autoridades, além de empresários e pequenos produtores locais.

CORREIO
Trecho baiano da FCA receberá novos investimentos
Recursos serão direcionados para melhorias na linha atual

Bahia: terceiro produtor mineral do Brasil
A vocação minerária da Bahia é antiga. Os registros históricos relatam que ainda no início do século 19 o capitão-mor Felix de Morais encontrara diamantes na Serra do Gagau, mais conhecida como Serra do Bastião, onde posteriormente nasceria a Vila de Mucugê. Não é por acaso que a Chapada Diamantina tem esse nome. Muitas de suas vilas e de seus povoados foram formados em razão do diamante e do ouro.

Mineração impulsiona municípios
A atividade mineral tem contribuído, significativamente, para o avanço socioeconômico de diversas regiões baianas, sobretudo em meio à crise econômica agravada no País com a pandemia do novo coronavírus. Somente no primeiro semestre deste ano, o setor cresceu 53% no estado em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Inovação é marca de mineradoras baianas
Companhias reforçam investimentos em pesquisa e ciência, com foco na sustentabilidade
Inovar, palavra que tem origem no latim innovare, e que segundo a definição do dicionário Michaelis significa “produzir ou tornar algo novo; renovar; restaurar”. Nesse sentido, as mineradoras com atuação na Bahia desenvolvem iniciativas importantes, capazes de equilibrar o desenvolvimento econômico, ambiental e social.

Artigo: Mineração e a nova Bahia
Por João Leão, vice-governador e secretário estadual do Planejamento
Ah, Bahia! A nova Bahia. O trilho está pavimentado. A vocação para locomotiva já possuímos. Os bens minerais temos aos montes. E o entusiasmo, a vontade de trabalhar para desenvolver ainda mais este Estado, elevando-o ao protagonismo nacional no setor Mineral, vem de uma fonte inesgotável.

“O maior desafio é fazer as pessoas entenderem a importância da mineração”
Presidente da CBPM comenta o sucesso da mineração baiana e elenca principais desafios
Antonio Carlos Tramm é um realizador nato. Gestor sem meias palavras, o empresário não mede esforços ao reivindicar o que persegue e acredita. Administrador com vasta experiência nos setores público e privado, assumiu há cerca de dois anos e meio a missão de liderar a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), onde contribui para o desenvolvimento sustentável da mineração na Bahia.

Artigo: ODS e ESG nos municípios minerários da Bahia
Quando a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), sintonizando-se com as tendências internacionais da sustentabilidade, adotou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2019, apoiada do WWI, realizou o “I Fórum Internacional de Inovação e Sustentabilidade na Mineração”, registrando o momento. O evento reuniu o PIB nacional da mineração no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, recebendo dirigentes das maiores empresas da área, especialistas internacionais, além do secretário nacional de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia e o presidente da Agência Nacional de Mineração, com grande repercussão na mídia local e nacional.

Logística nos trilhos
Terceira maior produtora mineral do País, a Bahia registrou um aumento de 53% na produção no primeiro semestre deste ano, segundo dados da Agência Nacional de Mineração (ANM). Com a entrada da BAMIN no mercado do minério de ferro, o estado dará um salto ainda maior em nível nacional e internacional, mas, para isso, precisará vencer um antigo obstáculo ao desenvolvimento da economia: a falta de ferrovias e trens.

Vidas transformadas
A oportunidade de trilhar uma carreira na área da mineração foi fundamental na vida do supervisor de produção da Atlantic Nickel, Joanderson Dourado. Natural de Ipiaú, na região do Médio Rio de Contas, ele já enfrentou muitas dificuldades, chegando a passar fome e ter de dormir na igreja da cidade para não ficar ao relento. Mas tudo começou a mudar quando se transferiu para Itagibá, município vizinho.

Iniciativas inspiradoras
Ter responsabilidade social, garantir a preservação do meio ambiente e adotar melhores práticas de governança são fundamentais hoje em dia para que o balanço das empresas feche no verde. Esta é a base do que propõe o conceito Environmental, Social and Governance (ESG), ambiental, social e governança (em português), cada vez mais perseguido pelas organizações e demandado pelo mercado. E, nesse aspecto, as mineradoras baianas têm muito a inspirar.

VALOR
Cooperação sólida a longo prazo
Passado o impacto negativo da pandemia, estimativa é que as exportações brasileiras e a atração de investimentos chineses registrem novo salto

Grandes indústrias perseguem carbono neutro
Desafio climático coloca a redução de gases efeito estufa na agenda de inovação

Estados têm programas de apoio à cadeia produtiva
Brasil tem potencial para se tornar um grande fornecedor de tecnologia para produção de hidrogênio verde