Vice-governador da Bahia inaugura novos leitos de UTI Covid-19 no município de Barra

Em um esforço para reduzir a pressão na rede assistencial que atende pacientes graves com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19), o Governo da Bahia contratou 20 leitos, sendo dez de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Santa Rita, no município de Barra. O vice-governador esteve presente na unidade admiministrada pela Fundação Fabamed nesta sexta-feira (19) e conheceu de perto as instalações que serão referência para mais de 50 municípios do Centro-Norte e Oeste baiano.

“Todos os leitos clínicos e de UTI estão disponíveis imediatamente para a Central Estadual de Regulação. Em toda a Bahia existem mais de 1.000 leitos de Terapia Intensiva exclusivos para pacientes graves da Covid-19, porém é preciso que a população faça a sua parte, que é usar máscara, manter o distanciamento social e higienizar frequentemente as mãos. Só assim, evitando a infecção, que teremos a segurança de que menos mortes ocorrerão”, afirma o vice-governador, João Leão.

De acordo com o presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, foi investido mais de R$ 900 mil em obras, equipamentos e medicamentos para implantar a estrutura. “Temos uma equipe especializada, cujo objetivo é salvar vidas”, ressalta o presidente.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destaca que recentemente foram abertos novos leitos nos municípios de Salvador, Seabra, Camaçari e nas próximas semanas abriremos em Porto Seguro e Ilhéus. “Se não houver uma rápida redução do número de casos graves, a cada dia nos aproximamos da última reserva técnica que estava sob gestão estadual, que é reabrir o hospital de Campanha Arena Fonte Nova, em Salvador. Lá tínhamos 240 leitos, sendo 100 de terapia intensiva (UTI)”, alerta Vilas-Boas, ao pontuar que a taxa de ocupação de UTIs em toda a Bahia é de 76%.

Fonte: Gov Bahia