Centro de Abastecimento da Bahia – CEASA

Fundada em 28 de março de 1973, a CEASA-Bahia desempenha importante papel no processo de abastecimento agroalimentar, mantendo a garantia do fluxo contínuo, qualidade e condições higiênico-sanitárias dos produtos ofertados ao consumo, estruturando o mercado com informações de preços de hortifrutis praticados no atacado.
Central de Abastecimento da Bahia
Localizada na Região Metropolitana de Salvador, no quilômetro cinco e meio da rodovia CIA-Aeroporto (BA 526), a CEASA-BA ocupa uma área privilegiada: a 13 km do aeroporto e a 30 km do porto de Aratu, representando hoje o mais importante mercado atacadista de hortifrutigranjeiros da região, atendendo a supermercados, hotéis, restaurantes, hospitais e pequenos comerciantes.
Na CEASA-BA são comercializados, em média, 140 itens que compõem a cadeia de produtos hortifrutigranjeiros. Tomate, abóbora, cebola, cenoura, chuchu, batata, ovos, banana da prata, banana da terra, laranja pêra, manga, melancia, abacaxi, mamão e maçã são os principais produtos comercializados.

Estrutura Atual

A CEASA conta com uma unidade atacadista no CIA, onde funciona a sua administração, além de mais 05 (cinco) equipamentos de comercialização no varejo, conhecidos como mercados varejistas ou ceasinhas, sendo 04 (quatro) em Salvador – Ogunjá, Rio Vermelho, Paripe e Sete Portas – e 01 (um) em Jaguaquara, município que fica a 320 Km de Salvador, que funciona como entreposto.
Estrutura Organizacional
A forma utilizada na ocupação dos seus espaços é através do pagamento da TPRU – termo de permissão remunerada de uso, existindo também um rateio das despesas comuns, que são tratadas como taxa de condomínio.
Projeto Ceasa Legal

Ceasa Legal

CEASA LEGAL é um projeto de revitalização da CEASA-BA e dos mercados, que busca de forma planejada, cooperada e multidisciplinar, soluções técnicas adequadas às necessidades de crescimento e otimização do abastecimento alimentar. O programa visa realizar ações de reestruturação, expansão, conservação, modernização e melhoria da Ceasa e dos mercados, fomentando também programas de cunho social e ambiental. A ideia é superar os problemas existentes, garantindo o uso democrático e sustentável dos recursos.
Este projeto de revitalização da Ceasa começou em 2008, com ações educativas e de recuperação da infra-estrutura de todos os mercados que fazem parte da CEASA. Um dos objetivos é manter os serviços com boas condições de higiene, limpeza e segurança.
Área Total: 934.118 m2
Área Construída: 500.000 m2
Área Descoberta: 447.000 m2
Área Coberta: 53.000 m2 (Galpões)
Galpões Permanentes (GPs): 07 – utilizados para box
Galpões Não Permanentes (GNPs): 07 – Utilização para pedra – comercialização livre, agrupados por tipo de mercadorias
Quantidade de Boxes: 194
Módulos: 1.128
Restaurantes: 20
Posto Policial: 01
Posto Combustível: 01